terça-feira, 9 de dezembro de 2014

PEDAL ATÉ A PEDRA PRETA COM OS AMIGOS MARCELO E CRISTINA.

Eu e a Cristiana Coelho no mirante da pedra preta.
Por essa foto vocês podem ter uma noção do quanto subimos.
      Sabe aquelas placas e estradinhas rurais, pelas quais sempre passamos , mas nunca prestamos atenção ou entramos ???     Para nós  são simples locais de passagem , nada mais que  isso.   No entanto   tais  estradinhas esquecidas   podem revelar surpresas pra lá de agradáveis, porém somente  para àqueles que tem a curiosidade de trilhar seus caminhos.   Foi justamente isso que aconteceu com a gente nesse domingo.     Após algumas mudanças de data e  trajeto,  acabamos optando , por sugestão minha , pela região da pedra preta , cuja entrada fica a poucos kilômetros de Vargem grande , aos pés da bonita serra do M  .     Partimos, como combinado, lá da minha casa , em direção à pedra selada , fomos presenteados com um dia muito bonito, claro e ensolarado,  o que aumentou ainda mais nossa disposição e sede por aventuras  e  tornou nosso pedal ainda mais agradável.     Como sempre acontece  fizemos uma parada estratégica no bar do Augusto, o melhor e mais famoso do lugar.     Esse famoso bar já é ponto de referência na região , não só pelos excelentes salgados  ,  em especial pelo pastel , mas também pelo simpático e atencioso atendimento do Augusto, que por sinal vem a ser meu parente.      Os deliciosos pastéis e refrigerantes renovaram nossas  energias , sendo assim nada mais nos impedia de chegarmos ao nosso destino :  o bonito e praticamente desconhecido paredão da pedra preta.     Seguimos pela    estrada de terra que leva à fumaça e poucos kms depois pegamos a estradinha à esquerda que leva à pedra preta.     Poucas centenas de metros depois de  termos entrado nesse caminho já fomos agraciados com um visual muito bonito , não só das montanhas ao longe  e acima, como também do belo riacho que vai serpenteando pela região.    A estradinha propriamente dita também é uma delícia de se pedalar .     O trecho inicial foi relativamente plano,  e mais ou menos na metade era de subidas não muito íngremes.  Correu tudo bem, só algumas dúvidas nas bifurcações , pois já faziam mais de 5 anos que eu não pedalava por ali.     No trecho final as subidas foram se tornando cada vez mais íngremes , mas mesmo assim pedaláveis, porém  nos trechos finais não houve jeito precisamos empurrar , foi muito cansativo.   De repente a estradinha acabou , se transformou numa trilha , bem no alto , era praticamente um mirante , e ao olharmos para baixo ficamos surpresos de vermos o tanto que havíamos subido.    A vista  era muito bonita , um verdadeiro mar de morros .   Ao mesmo tempo , estava bem ali , pertinho de nós , a  grandiosa pedra preta.    Como a Cristina  Coelho  gosta de trekking e eu mais ainda   , resolvemos nos aventurar pela trilha para tentar alcançar a base do paredão rochoso, ou talvez até mesmo  o seu topo, isso sem falar  em  uma outra trilha que dizem existir e que sai na região da Bagagem.    Andamos e subimos um bom trecho nessa trilha , tanto no meio de pastos quanto em meio à mata, mas  infelizmente não chegamos nem na trilha, nem na base da enorme pedra e muito menos no seu topo e ainda por cima perdi meu capacete que por ser verde se camuflou em meio à vegetação , e por isso não conseguimos achá-lo de jeito nenhum.     Porém nosso pequeno trekking  resultou em bons momentos , belas  vistas e bonitas  boas fotos.     Ficamos lá em cima um bom tempo desfrutando do local e das paisagens  que a  pedra preta  oferece,  paisagens  essas que compartilho com vocês por meio de fotos.    Quanto a volta nem vou falar muito, foi facílima , visto que seriam só descidas , só eu (Jorge Nogueira ) que fui mais devagar um pouco pois estava sem capacete.    Dentro de pouco tempo já estávamos novamente no bar do Augusto , renovando as energias e logo a  seguir rumamos para Resende .   É isso aí amigos : sair da zona de conforto sempre vale a pena , portanto : PENSE LONGE E VÁ DE BIKE, PORQUE A CADA AVENTURA DESCOBRIMOS NOVOS CAMINHOS , NOVOS LUGARES ...NOVOS E INFINITOS HORIZONTES

Eis aí o paredão da pedra preta.

Eu na trilha .

Lá de cima podemos apreciar um "mar de morros ".

Essa estradinha é uma delícia para pedalar , vistas muito bonitas .

Subimos muito , muito mesmo , mas nossos esforços foram recompensados .

No trecho final a estradinha se transforma numa trilha .

Uma bela foto de recordação não pode faltar.

Nosso amigo Marcello , sempre muito animado.

Início da estradinha que leva à pedra preta.
Também há um riacho que vai serpenteando pela região.
A bonita e antiga igreja de santo Antônio , em Vargem grande.

Uma paradinha no bar do Augusto pra lanche e descanso não pode faltar.